Sono e disfunção sexual
Olá, tudo bem com você?
Quero chamar a sua atenção para algo que talvez você ainda não tenha parado pra pensar: que perturbações do sono também podem ser responsáveis por uma vida sexual insatisfatória. Isso mesmo: dormir pouco ou não ter um sono tranquilo pode interferir na satisfação ou desempenho sexual.
Pesquisas confirmam que no Brasil aproximadamente 40% da população não consegue dormir direito, devido a algum transtorno do sono. E os problemas com a insônia parecem ter agravado na pandemia1.
Porém, não quero dedicar a nossa conversa elencando os inúmeros problemas decorrentes de um sono sem qualidade: prefiro lhe oferecer algumas dicas de como melhoras as suas noites de sono, para que você acorde mais disposto e evite inúmeros prejuízos.
Então, o que fazer para ter uma noite tranquila e garantir melhor qualidade de vida? A Associação Brasileira do Sono2 dá algumas dicas:
- Diminuir o consumo de substâncias estimulantes, como cafeína (presente no chá, café e outras bebidas) e nicotina (cigarro). O álcool, apesar da ilusão de que causa relaxamento, também atrapalha o sono: ele favorece o ronco e o despertar frequente;
- Praticar atividade física, no máximo, até 4 horas antes de ir para a cama, pois exercícios liberam substâncias estimulantes;
- Anotar as preocupações antes de se deitar ajuda a dispersá-las, facilitando o sono;
- Evite assistir televisão ou utilizar o computador na cama, pois estimulam o cérebro. Além disso, a luz dos monitores inibe a secreção de melatonina;
- Deixar o celular ao lado da cabeceira pode atrapalhar o sono, pois o cérebro entende que é preciso ficar alerta;
- Evitar, se possível, dormir com relógios no pulso;
- Tentar manter uma rotina, com horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana.
Gostou das dicas? Então comece a colocá-las em prática hoje e, muito em breve você já se sentirá melhor e mais feliz!
- Disponível em https://jornal.usp.br/atualidades/consequencias-da-pandemia-agravam-quadro-da-insonia-no-brasil/. Acesso em 16 de dezembro de 2021.
- Disponível em https://absono.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Cartilha-Semana-do-Sono-2020.pdf. Acesso em 16 de dezembro de 2021.